A partir de agora as concessionárias de serviço de coleta de lixo na cidade de São Paulo serão obrigadas a informar aos munícipes a respeito dos respectivos horários de coleta e transporte dos resíduos sólidos. O projeto de lei, de autoria do vereador Floriano Pesaro (PSDB), acaba de ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab. A Lei 15.092 foi publicada no dia 5 de janeiro no Diário Oficial do Município.
“A lei garante que as pessoas tenham acesso a informações corretas a respeito dos horários em que os caminhões de coleta de lixo passam em sua rua. A medida melhorará a qualidade de vida das pessoas e da cidade. Isso é transparência. Isso é cidadania”, destaca Floriano.
O parlamentar ressalta ainda que, ao conhecerem previamente os horários de coleta, os cidadãos passarão a evitar que o lixo fique exposto sem necessidade por um longo período.
“Lixo fora de hora pode causar danos graves para o município e para as pessoas, como proliferação de doenças, entupimento de bueiros, diminuição da vazão da água e enchentes”, explica Floriano.
Para o vereador, no que se refere ao descarte do lixo, é necessário ainda que a população se conscientize do seu importante papel com o Estado, depositando seu lixo em lugar apropriados e respeitando as leis ambientais. “Uma das maiores causas das enchentes é o lixo jogado nas ruas que entope os bueiros”, alerta.
|
Agora é lei: concessionárias têm de informar aos munícipes horários de coleta de lixo
Categorias
Outras notícias relacionadas
Agora é Lei: Dia Municipal de Luta Contra Hepatites Virais entra para o calendário de eventos da cidade
Aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo, o PL (Projeto de Lei) 142/2024, que inclui o Dia Municipal de Luta Contra Hepatites Virais no calendário de eventos da capital paulista, agora é lei. A iniciativa de autoria do vereador Paulo Frange (MDB) foi sancionada em 16 de janeiro deste ano e tornou-se a Lei nº... »
Atualizado em 23/01/2025 - 10h30Agora é Lei: Sancionado projeto que autoriza doação de áreas municipais
Com a aprovação do Plenário da Câmara Municipal de São Paulo no fim do ano passado, e a sanção da Prefeitura da capital paulista no início de 2025, a Lei n° 18.229, de 16 de janeiro de 2025 passou a valer na cidade. O texto foi apresentado na Casa pelo Executivo, propondo a doação de... »
Atualizado em 21/01/2025 - 18h00Agora é Lei: Povos indígenas poderão fazer credenciamento em feiras e eventos de artesanato
Em vigor desde 2016 na capital paulista, o Programa Municipal do Artesanato Paulistano ganhou um novo artigo no início deste ano. A partir de agora, as feiras e eventos que envolvem o comércio de artesanatos abrirão vagas para etnias indígenas credenciadas. A norma que traz essa possibilidade foi sancionada pela Prefeitura recentemente, na Lei nº... »
Atualizado em 20/01/2025 - 17h30