Alternativas ao diesel usado nos ônibus são debatidas na Câmara

Por: - DA REDAÇÃO

19 de abril de 2016 - 15:52

 

As alternativas a serem utilizadas como combustível na frota de ônibus da capital, atualmente a diesel, foi discutida na manhã desta terça-feira (19/4) durante a reunião da Comissão do Meio Ambiente da Câmara. Estiveram presentes especialistas no assunto.

Gerente de marketing da Comgás, Ricardo Vallejo defende que uma boa solução é o gás natural. Para ele, as vantagens do combustível são ambientais e econômicas. “Ele não é utilizado no Brasil porque é considerado um combustível fóssil. Embora ele seja fóssil, é um combustível que tem uma emissão muito reduzida frente aos outros. No Brasil é proibida a utilização de combustíveis fósseis”, explicou.

A maioria dos países da Europa utilizam gás natural no transporte público. Nas Américas, ele é usado por Colômbia, Estados Unidos, Peru e Venezuela. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cidade de Los Angeles tem 100% de sua frota de ônibus movida a gás natural.

De acordo com Silvio Munhoz, diretor da empresa Scania, outra boa alternativa, além do gás natural, é o biometano. “Essa alternativa nos parece bastante compatível com a necessidade local e, além disso, traz uma vantagem potente na redução de contaminação e do efeito estufa, sem falar na vantagem econômica em relação ao diesel, que torna a operação dele possível sem subsídios”, disse.

De acordo com o vereador Natalini (PV), a prefeitura de São Paulo interrompeu o programa Ecofrota recentemente. Os motivos alegados pela Secretaria Municipal de Transportes seriam questões financeiras e falta de tecnologia. “O impacto disso é enorme, porque nós perdemos quase cinco mil vidas por ano, pessoas que morrem de doenças cardiorrespiratórias provenientes do enxofre emitido pelo diesel, tanto em frota particular como na de ônibus”, afirmou.

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