Câmara recebe projeto que prorroga prazo de entrega da revisão do PDE para março de 2023

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

30 de novembro de 2022 - 16:09

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (30/11), o PL (Projeto de Lei) 670/2022. A proposta, protocolada na Casa pela Prefeitura da capital paulista, prorroga o prazo de entrega da revisão do PDE (Plano Diretor Estratégico) para 31 de março de 2023. A legislação em vigor determina que o processo seja concluído até o fim deste ano.

De acordo com o governo municipal, a prorrogação do prazo para março do ano que vem é necessária a fim de garantir a participação popular, para que os munícipes possam contribuir com a revisão do PDE. “Em virtude, especialmente, do impacto da suspensão, por ação judicial, do processo participativo entre os meses de maio e julho deste ano”.

A Prefeitura lembra que a revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade é obrigatória e está prevista na própria Lei do PDE (Lei nº 16.050, de 31 de julho de 2014). O Executivo municipal destaca ainda que o prazo de entrega precisou ser revisto em duas oportunidades devido a imprevistos, “como a pandemia da Covid-19 e ações judiciais que resultaram em suspensões do processo participativo da Revisão nos anos de 2021 e 2022”.

Para que o novo prazo seja fixado, o PL 670/2022 precisará ser aprovado pelo Plenário em duas discussões, para então ser encaminhado para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O Projeto de Lei deverá entrar na pauta de votação nas próximas semanas.

Sobre o PDE

O Plano Diretor Estratégico planeja o crescimento e o desenvolvimento urbano da cidade para os próximos anos. Elaborado com a participação da sociedade civil, o PDE define ações para reorganizar os espaços urbanísticos e garantir melhor qualidade de vida para a população.

Entenda os prazos

A Lei nº 16.050, de 31 de julho de 2014, que trata do Plano Diretor, estabelecia que a revisão do PDE deveria ser encaminhada ao Legislativo paulistano até 31 de dezembro de 2021. Entretanto, no fim do ano passado, a Prefeitura pediu mais tempo para discutir a elaboração da proposta e apresentou um projeto requerendo o adiamento para 2022. Em dezembro passado, o Plenário aprovou uma emenda ao texto do governo definindo o novo prazo em 31 de julho de 2022. Próximo ao vencimento, em junho deste ano,  um novo projeto estabeleceu uma nova data: 31 de dezembro de 2022.

Outras notícias relacionadas