Câmara aprova reajuste anual de servidores municipais

Por: - DA REDAÇÃO

1 de abril de 2016 - 18:46

 

Foi votado em sessão extraordinária, convocada para esta sexta-feira (1/4), o Projeto de Lei 63/2016, enviado a Casa pelo Executivo. A matéria — aprovada em definitivo no plenário com 28 votos favoráveis e dez contrários — estabelece o reajuste anual de 0,01% aos servidores públicos municipais, referente aos anos 2014 e 2015.

O líder do governo, Arselino Tatto (PT), defendeu a aprovação do PL e argumentou que se trata de ‘uma questão constitucional’ e que o governo sempre negocia reajustes de forma específica com as categorias e seus representantes.

“Qualquer prefeito é obrigado a encaminhar esse projeto. Tem que dar alguma coisa de aumento, só que o aumento substancial já foi dado durante o ano, isso é só para atender uma questão formal da Constituição. Agora, teve reestruturação de carreiras e avanços enormes, tanto é verdade que todas as categorias na mesa de negociação concordaram com o texto”, pontuou.

Mesmo diante dos argumentos governistas, Toninho Vespoli (PSOL) votou contra o projeto. De acordo com o parlamentar, algumas categorias acabam por não serem contempladas e ficam apenas com o reajuste de 0,01%.

“O governo fez vários projetos de cargos e carreiras no ano passado e nesse ano. E ele não atinge todos os funcionários, então, aqueles funcionários que não foram atingidos pela mudança de cargos e carreiras vão ter 0,01 de aumento, ou seja, dez anos sem ter aumento e ainda continua sem ter. Isso é um absurdo, por isso votei contra”, lamentou.

Além do representante do Psol, também votaram contra o projeto os vereadores Aurélio Nomura (PSDB), Andrea Matarazzo (PSDB), Eduardo Tuma (PSDB), José Police Neto (PSD), Nelo Rodolfo (PMDB), Mário Covas Neto (PSDB), Natalini (PV), Gilson Barreto (PSDB)e Ricardo Young (REDE). A votação foi acompanhada das galerias do plenário por dezenas de funcionários públicos.

Outras notícias relacionadas