Câmara de SP aprova em primeira votação projeto que trata da remuneração da GCM

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

27 de abril de 2022 - 20:27

Na sessão desta quarta, o Plenário também aprovou projetos de autoria de vereadores

Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeiro turno de votação, na Sessão Plenária desta quarta-feira (27/4), o PL (Projeto de Lei) 292/2022. Protocolado na Casa pela Prefeitura da capital paulista, a matéria promove a reestruturação da carreira e da remuneração da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que passará a ser pelo regime de subsídio.

De acordo com a gestão pública municipal, o novo modelo remuneratório começa a valer a partir de 1 de junho de 2022. Segundo ainda o Executivo, a iniciativa visa dar “transparência, responsabilidade e inovação, propiciando melhor controle pela população da remuneração dos agentes públicos”.

O texto do PL também explica “que os valores da remuneração sob a forma de subsídio podem oferecer melhores condições para a atração e a retenção de mão de obra compatível com as necessidades locais, além de racionalizar as providências de gerenciamento da folha de pagamento da Prefeitura”.

Além de estabelecer o regime remuneratório por subsídio, o projeto dispõe do Quadro Técnico dos Profissionais da GCM com as propostas de reestruturação de carreira, das tabelas com os cálculos referentes às categorias da Guarda Civil Metropolitana e do impacto orçamentário-financeiro para despesas com pessoal.

Da tribuna do Plenário 1° de Maio, o vereador João Jorge (PSDB), que representou a liderança do governo na sessão desta quarta, defendeu a aprovação do PL. “É um ajuste na carreira e principalmente na forma de remuneração”. O parlamentar explicou que o regime de remuneração por subsídio vai aumentar o ganho do GCM e consequentemente atrair novos profissionais para trabalhar na Guarda Civil Metropolitana.

“Aquele que entra na GCM chega ganhando R$ 2.180. É muito pouco. Nós estamos com um concurso público em curso para contratar mil GCMs e estamos com dificuldade para atrair bons profissionais. Votando esse projeto, a gente junta as verbas indenizatórias (que o GCM acumula ao longo da carreira) e dá um salário inicial de R$ 3.750, ou seja, um aumento de 72%”, disse João Jorge.

A bancada do PT registrou abstenção. O líder do Partido dos Trabalhadores na Casa, vereador Senival Moura (PT), justificou a decisão alegando que o texto precisa ser aprimorado para a segunda e definitiva votação e que o PL não atende às necessidades do SindiGuarda (Sindicato Guardas Civis Metropolitano São Paulo).

“Não contempla em sua plenitude os trabalhadores, que são os profissionais de segurança da Guarda Civil Metropolitana da cidade de São Paulo. Diante de uma série de diálogos, a bancada do PT decidiu se abster em primeira, com o compromisso de melhorar (o texto) em segunda”, falou Senival.

Já os vereadores e as vereadoras do PSOL votaram contra o Projeto de Lei. A vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) afirmou que a reestruturação da carreira prevista no PL retira direitos considerados importantes para os profissionais da GCM. “Retira direitos como quinquênio e sexta-parte, e transforma tudo em subsídio. Subsídio não é salário. Ele evapora com o tempo, porque não está atrelado ao reajuste inflacionário, que inclusive está muito alto no nosso país”.

Agora, o Projeto de Lei será debatido em duas Audiências Públicas antes de retornar ao Plenário da Câmara Municipal de São Paulo para ser apreciado em segundo turno de votação. As discussões terão as datas programadas e posteriormente disponibilizadas na Agenda da Câmara.

Projetos de vereadores

Também na sessão desta quarta-feira, o Plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou dez PDLs (Projetos de Decreto Legislativo). Todos em votação única. Confira abaixo as propostas aprovadas e as respectivas ementas:

PDL 27/2021 – Vereadora Sandra Santana (PSDB) (votação única)

Dispõe sobre a outorga da Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao Sr. Edson Aparecido dos Santos e dá outras providências;

PDL 8/2022 Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo (votação única)

Dispõe sobre a concessão, em 2022, das honrarias Medalha Responsabilidade Socioambiental e Diploma de Gratidão ao Sr. Casé Oliveira, ao Sr. Hélio da Silva – O Plantador de Árvores, ao Prof. Dr. João Vicente de Assunção, ao Instituto Anchieta Grajaú – IAG e ao Prof. Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva;

PDL 16/2022 – Vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) (votação única)

Concede a honraria “Título de Cidadã Paulistana” à Sra. Sonia Guajajara;

PDL 19/2022 – Vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) (votação única)

Dispõe sobre a concessão do Título de Cidadão Paulistano à Lia de Itamaracá e dá outras providências;

PDL 78/2021 – Vereador Milton Leite (UNIÃO) e outros parlamentares (votação única)

Dispõe sobre a outorga de Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo à Desembargadora Dra. Maria Cristina Zucchi;

PDL 22/2022 – Vereadora Luana Alves (PSOL) (votação única)

Dispõe sobre a outorga de Título de Cidadão Paulistano para Maria Lídia da Silva, e dá outras providências;

PDL 28/2022 – Vereadora Edir Sales (PSD) (votação única)

Dispõe sobre a concessão da honraria Título de Cidadão Paulistano a Michel Miguel Elias Temer Lulia, e fixa providências;

PDL 30/2022 – Vereador Milton Leite (UNIÃO) (votação única)

Dispõe sobre a outorga de Salva de Prata em homenagem à Rede Câmara São Paulo e dá outras providências;

PDL 34/2022 – Vereador Fabio Riva (PSDB) (votação única)

Dispõe sobre a outorga do Título de Cidadão Paulistano da Cidade de São Paulo em homenagem ao Desembargador Ricardo Mair Anafe e dá outras providências;

PDL 38/2022 – Vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) e outros parlamentares (votação única)

Dispõe sobre a outorga de Título de Cidadão Paulistano a Abel Fernando Moreira Ferreira.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (3/5) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Clique abaixo para assistir na íntegra à Sessão Plenária desta quarta-feira.

 

 

Outras notícias relacionadas