Moradores do Itaim discutem local para construção de terminal de ônibus

23 de maio de 2015 - 16:27

ROBERTO VIEIRA

A décima primeira sessão pública do programa “Câmara no Seu Bairro”, realizada na manhã deste sábado (23/05), no CEU Veredas, em Itaim Paulista, contou com pouco mais de 400 participantes e durou cerca de três horas. Assim como em todas as sessões externas ocorridas até aqui, os munícipes tiveram a oportunidade de conversar diretamente com os parlamentares.

Uma das questões abordadas na sessão foi o futuro terminal de ônibus que a prefeitura pretende construir no local. De acordo com diversas intervenções, foi possível observar que as pessoas apoiam a iniciativa, no entanto, divergem quanto ao local.

02

Euclides, do Movimento ETEC do Itaim Paulista    Foto: Luiz França / CMSP

Euclídes Mendes, do “Movimento ETEC do Itaim Paulista”, é um dos que subiram a tribuna para defender o equipamento no local, a princípio, proposto pelo Executivo. “A prefeitura pretende desapropriar um terreno de 15 mil m², para construir um terminal que vai ligar o Itaim ao Parque Dom Pedro e o Itaim a São Mateus. É lógico que aqueles que deixarão o local deverão ser indenizados dignamente, mas nós sabemos que o terminal é importante”, afirmou.

Para Edson Coqueiro, presidente da Associação de Empresários de Itaim Paulista, a construção do terminal deve ser feita em outro terreno, numa área de 25 mil m², que já está vazia. “Esse terreno é da iniciativa privada, mas tem o custo do metro quadrado inferior. Isso também evitaria que fossem retiradas empresas da região gerando desemprego”, disse Coqueiro.

“O transporte coletivo é uma prioridade. É evidente que quando você faz uma obra com essa relevância, com esse impacto, você não agrada todo mundo, mas o prefeito pensa na maioria e a maioria são os milhares e milhares de trabalhadores que vivem no Itaim Paulista e dependem de transporte público para se deslocarem daqui para seus locais de trabalho”, ponderou o subprefeito Miguel Ângelo Gianetti, que não quis se manifestar com relação ao local ideal para construção do terminal, alegando que o assunto está sendo tratado pela Secretaria de Transportes.

Ainda sobre a questão, o secretário municipal de Relações Governamentais, Alexandre Padilha, propôs ao coordenador do Conselho Participativo do Itaim a realização de uma reunião entre conselheiros, a Secretaria de Transportes e os vereadores que quiserem participar.

A sessão contou com a participação de 15 parlamentares: Adílson Amadeu (PTB); Adolfo Quintas (PSDB); Conte Lopes (PTB); Edir Sales (PSD); George Hato (PMDB); Jair Tatto (PT); Marquito (PTB); Nelo Rodolfo (PMDB); Ota (PROS); Patrícia Bezerra (PSDB); Paulo Frange (PTB); Senival Moura (PT); Valdecir Cabrabom (PTB), Vavá (PT) e Gilson Barreto (PSDB), além do presidente Câmara Municipal, Donato (PT).

Outras notícias relacionadas