Comissão de Direitos Humanos aprova indicações para o Prêmio Marielle Franco

Por: CAROL FLORES
DA REDAÇÃO

30 de novembro de 2023 - 13:59
André Bueno | REDE CÂMARA SP

A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania aprovou na reunião desta quinta-feira (30/11) as indicações para o Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos, que terá a primeira edição realizada na Câmara Municipal de São Paulo em 22 de março de 2024. A honraria foi instituída por meio da Resolução nº 2/2023 e tem como objetivo promover a valorização dos promotores e defensores dos Direitos Humanos na cidade de São Paulo.

As indicações foram feitas por uma comissão composta por várias entidades e os indicados aprovados em reunião foram:

– Homenagem principal: Zilda Maria de Paula, mãe e representante do Movimento de Mães que perderam filhos no massacre de Osasco em 2015;

– Menção Honrosa: Roberta da Silva, liderança na comunidade do Campo Limpo, zona sul da capital paulista. Atuou na pandemia angariando recursos para famílias em situação de vulnerabilidade e no enfrentamento à violência de gênero;

– Menção Honrosa: Freira Regina Maria Manoel, atuante na assistência social para pessoas em situação de rua.

“É fundamental a gente lembrar e homenagear quem foi Marielle Franco, uma vereadora do Rio de Janeiro que foi brutalmente assassinada, mulher, negra e que lutava contra as desigualdades sociais. Esse prêmio valoriza os lutadores e lutadoras e será emocionante entregar esse prêmio em março do ano que vem”, ressaltou a presidente da Comissão, a vereadora Luna Zarattini (PT).

Requerimentos

Ainda durante a reunião, os vereadores aprovaram quatro requerimentos, entre eles, o um de autoria da vereadora Luna Zarattini, que requer a realização da Conferência Municipal dos Direitos Humanos na Câmara Municipal de São Paulo.

“Essa conferência é algo que está previsto no regulamento da Câmara, mas até hoje não foi feito. É uma iniciativa pioneira do Legislativo de organizar essa conferência juntando diversas entidades, pessoas e temáticas que abordam os direitos humanos para que possamos produzir recomendações e dialogar com a Prefeitura para garantia dos direitos humanos na nossa cidade”, explicou Zarattini.

Participaram também da reunião as vereadoras Ely Teruel (PODE), Jussara Basso (PSOL), e o vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL).

Para conferir a reunião na íntegra, clique no vídeo abaixo:

 

Outras notícias relacionadas