Comissão de Finanças aprova parecer a PL que cria o Parque Municipal da Mooca

Por: DANIEL MONTEIRO
HOME OFFICE

6 de outubro de 2021 - 13:20

Foi aprovado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, em reunião nesta quarta-feira (6/10), parecer favorável ao substitutivo da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) ao PL (Projeto de Lei) 32/2018, que autoriza a criação do Parque Municipal da Mooca.

Segundo o texto do projeto, de autoria do ex-vereador Gilberto Natalini (sem partido) e coautoria de dez vereadores e ex-vereadores, o parque será instalado em uma área de aproximadamente 98 mil metros quadrados, localizada entre as ruas Dianópolis e Barão de Monte Santo, na região da subprefeitura da Mooca.

A localidade possui o menor índice de cobertura vegetal da capital paulista, diz a justificativa da proposta, o que influenciaria negativamente a saúde e a qualidade de vida no entorno. Além disso, a criação de um parque na região também estabelece uma nova opção de lazer e cultura para os paulistanos, em especial os moradores da Mooca.

Demais projetos

Também nesta quarta-feira, a Comissão de Finanças aprovou parecer favorável ao substitutivo da CCJ ao PL 649/2018, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que institui o Programa Permanente de Inspeção de Pontes, Viadutos e Passarelas de Pedestres.

O texto do projeto defende o estabelecimento de ações de coordenação, acompanhamento e monitoramento de medidas preventivas ou reparadoras, administrativas e judiciais, com vistas à manutenção da segurança e estabilidade desses equipamentos viários.

Na justificativa, Nomura argumenta que um dos motivos para a apresentação do PL foi o viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros, que cedeu quase dois metros no dia 15 de novembro de 2018. O viaduto foi reaberto após quase quatro meses interditado para obras.

Outro projeto cujo parecer favorável ao substitutivo da CCJ foi aprovado pela Comissão de Finanças foi o PL 335/2019, de autoria do vereador Senival Moura (PT) e coautoria do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL), que institui na cidade de São Paulo o mês Dezembro Verde, dedicado a ações de conscientização contra o abandono e maus tratos de animais domésticos.

Entre os meses de dezembro a fevereiro, destaca a justificativa do projeto, devido às férias, ocorre no Brasil significativo aumento de abandono de animais – que se soma às outras causas do problema, como mudança de casas, ninhadas inesperadas, fatores econômicos, perda de interesse pelo animal ou morte do tutor.

Os autores do PL ainda argumentam, entre outras coisas, que o animal em abandono pode ter depressão ou tristeza profunda, além do risco de envenenamentos, ingestão de substâncias tóxicas, plantas tóxicas e atropelamentos, bem como sofrer diversos outros maus tratos. Dessa forma, a instituição de uma campanha de conscientização sobre o abandono poderia auxiliar na resolução do problema.

Audiências Públicas

Ainda na reunião desta quarta-feira, a Comissão de Finanças aprovou a realização de uma Audiência Pública no próximo dia 15 de outubro com o tema “Aumento de impostos na cidade de São Paulo”. O debate aprovado pelo colegiado foi proposto através de requerimento de autoria da vereadora Sonaira Fernandes (REPUBLICANOS) e do vereador Delegado Palumbo (MDB).

Os vereadores também dialogaram sobre o calendário de discussão e de audiências referentes à LOA (Lei Orçamentária Anual) 2022, proposta pelo Executivo através do PL 669/2021, e ao PPA (Plano Plurianual).

No vídeo abaixo, você pode conferir a íntegra dos trabalhos desta quarta-feira. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Finanças, vereador Jair Tatto (PT). Também participaram os vereadores Delegado Palumbo (MDB), Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE), Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), Fernando Holiday (NOVO), Isac Félix (PL) e Janaína Lima (NOVO).

Outras notícias relacionadas