Em sua terceira reunião ordinária, nesta quinta-feira (16/04), a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia e do Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil da Câmara Municipal aprovou requerimentos de vereadores. Um deles, de autoria do presidente da Comissão, vereador Marcelo Aguiar (PSC), oficia o procurador de Justiça do Estado de São Paulo solicitando informações do processo da munícipe que acusa o ex-marido de ter molestado sexualmente os dois filhos que tiveram juntos.
Outro requerimento, dos vereadores Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB) e Floriano Pesaro (PSDB), convida a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) a comparecer à Comissão. Requerimento dos vereadores Bezerra, Pesaro e Quito Formiga (PR) convida ainda Márcia Salgado, que responde pela assessoria da Delegacia da Defesa da Mulher.
A CPI também aprovou requerimento de Aguiar convidando Jefferson Drezett, diretor do Núcleo de Atenção Integral à Mulher em Situação de Violência Sexual do Hospital Pérola Byington, e João Augusto Figueiró, médico e psicoterapeuta do Hospital das Clínicas.
Direitos da Criança e Adolescente
A CPI recebeu também o mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, pesquisador sobre direitos da criança e adolescente da UNIBAN e advogado Cláudio Hortêncio Costa para prestar subsídios técnicos aos trabalhos. “A gente não leva em consideração o que já foi construído, existe a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Sem a articulação dos três eixos – defesa, promoção e controle da efetivação – não existe política para a infância e adolescência”, acrescentou em seu depoimento.
“O processo judicial é tão doloroso quanto a violência sofrida.” Cláudio comentou sobre o depoimento de menores na Justiça. “Nós demoramos muito a aprender que criança não é uma ameba. A jurisprudência brasileira avançou. A fala da criança é levada em consideração. Os juízes precisam ser mais treinados”, diz.
Compareceram à 3ª reunião ordinária da CPI os vereadores Marcelo Aguiar, presidente; Quito Formiga, vice-presidente; Carlos Alberto Bezerra Jr., relator; Sandra Tadeu (DEM), Floriano Pesaro e Netinho de Paula (PCdoB).
|
CPI da Pedofilia quer mais informações sobre processo movido por munícipe que denunciou ex-marido na última reunião
Categorias
Outras notícias relacionadas
CPI dos Pancadões inicia os trabalhos de investigação com aprovação de diligências, intimações e convites
Na primeira reunião ordinária da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Pancadões, realizada nesta quinta-feira (22/5), os vereadores analisaram e aprovaram oito requerimentos. A comissão foi criada para investigar possíveis omissões de órgãos públicos na fiscalização da perturbação do sossego causada por festas clandestinas na cidade. Entre os documentos aprovados está o requerimento de autoria... »
Atualizado em 22/05/2025 - 15h23Câmara de SP instala CPI da Íris, segunda Comissão Parlamentar de Inquérito de 2025
Segunda Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de São Paulo em 2025, a CPI da Íris foi instalada, em reunião nesta segunda-feira (19/5), com o objetivo de “apurar a atuação da empresa Tools for Humanity que, por meio do projeto World ID, oferece recompensas financeiras para realizar o escaneamento da íris de cidadãos paulistanos”.... »
Atualizado em 19/05/2025 - 13h23