Vereadores e entidades se reuniram, nesta quarta-feira (21/10), com o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider para debater os problemas da educação infantil. Schneider falou do processo de transparência pela qual a Secretaria Municipal de Educação (SME) vem passando. “Disponibilizamos publicamente a lista da demanda por vagas em creches. A priorização só acontece com crianças em situação de risco ou por determinação do Ministério Público”, justificou.
O secretário apresentou dados que ilustram o crescimento dos investimentos em educação infantil. “Em 2004 eram 59 mil vagas para crianças de zero a três anos. Atualmente, a rede municipal oferece 122.400 mil vagas. Não quero dizer que o problema está resolvido, mas estamos fazendo a nossa parte”, justificou.
Representantes do Movimento Creche para Todos reconheceram os avanços no sentido de tornar as ações da Secretaria transparentes, mas criticaram a rigidez da portaria que determina os documentos necessários para que a criança possa entrar na fila. “Pessoas que moram em favelas têm dificuldades em conseguir comprovantes de residência”, afirmou Salomão Ximenes, da ONG Ação Educativa que faz parte do Movimento.
Outra reivindicação do Movimento é que o Plano de Expansão para educação infantil seja público e pressuponha a participação popular. O secretário justificou que as ações estão contempladas no Plano Plurianual (PPA). “ O PPA pode ser disponibilizados para vocês, lá estão as informações de onde, quando e quantas novas unidades serão construídas”.
O vereador Eliseu Gabriel (PSB), presidente da Comissão, elogiou as ações da SME. “Percebemos um crescimento expressivo nos investimentos por aluno na rede municipal”. Gabriel também agradeceu a participação dos movimentos sociais na discussão.
Participaram da reunião os vereadores Claudio Fonseca (PPS), Netinho de Paula(PCdoB), Eliseu Gabriel ,Claudinho (PSDB), Alfredinho(PT), Edir Sales (DEM) e Jooji Hato ( PMDB)
|
Demanda por creche é discutida na Câmara
Categorias
Outras notícias relacionadas
CCJ dá aval a proposta para regulamentar pagamento da taxa de serviço em bares e restaurantes de São Paulo
Em reunião nesta quarta-feira (28/5), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo apreciou 45 itens da pauta. Entre as matérias que avançaram no colegiado, destaque para o PL (Projeto de Lei) 64/2025, de autoria do vereador Alessandro Guedes (PT), que quer regulamentar o pagamento da taxa de... »
Atualizado em 28/05/2025 - 18h01Comissão de Educação avança projeto sobre cultura para pessoa idosa e aprova requerimentos
Nesta quarta-feira (28/5), a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo avaliou uma pauta com 13 itens. Entre os projetos que receberam aval do colegiado, está o PL (Projeto de Lei) 252/2023, de autoria do vereador Marcelo Messias (MDB), que prevê a elaboração e execução do Programa Municipal de Cultura... »
Atualizado em 28/05/2025 - 17h26Patinetes elétricos compartilhados: Comissão de Trânsito debate fiscalização do serviço em São Paulo
O serviço de aluguel de patinetes elétricos foi discutido na reunião desta quarta-feira (28/5) da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo. Foram convidados representantes de empresas que alugam os equipamentos e órgãos de regulamentação e fiscalização municipal. O convite atende a um requerimento da vereadora Renata Falzoni (PSB).... »
Atualizado em 28/05/2025 - 16h22Warning: Undefined array key 0 in E:\Apache24\htdocs\wp-includes\class-wp-query.php on line 3863
