Haddad promulga lei que proíbe a produção e comercialização de foie gras

Por: - DA REDAÇÃO

26 de junho de 2015 - 10:19

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, promulgou nesta sexta-feira (26/6) a lei que proíbe a produção e comercialização de foie gras e artigos de vestuários nacionais e importados feitos com pele animal.  A medida foi proposta pelo vereador Laércio Benko (PHS) e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de São Paulo.

O foie gras, fígado gordo do ganso, é resultado de um método milenar – conhecido como gavage – em que o os animais são alimentados à força. O processo é considerado cruel por ativistas, que fizeram um protesto em frente à prefeitura com cartazes e máscaras de animais e ainda entregaram um abaixo-assinado à Haddad pedindo que o Projeto de Lei (PL) 537/2013 fosse promulgado.

“As práticas proibidas pelo projeto são muito danosas ao bem estar animal. Isso gera sofrimento à eles e vai contra qualquer princípio que vise o bem estar dos animais”, afirmou Benko.

De acordo com a nova legislação, quem descumprir a nova regra pagará uma multa de R$5 mil, sendo aplicada em dobro em caso de reincidência.  A lei não afeta o uso e consumo de produtos já adquiridos. No caso dos produtos de couro, a regra não afeta a venda de vestuários, acessórios ou calçados fabricados com base na pecuária geral.

Outras notícias relacionadas