PL que define regras para aplicativos de transporte está em tramitação na Câmara

Por: - DA REDAÇÃO

6 de julho de 2017 - 09:30

A polêmica sobre o uso de aplicativos de transporte individual – como o Uber – continua. Regulamentado no ano passado, os taxistas querem regras mais rígidas para esses motoristas. O que pode ocorrer se o Projeto de Lei (PL) 55/2017, do vereador Adilson Amadeu (PTB), for aprovado na Câmara Municipal de São Paulo.

A proposta em tramitação no Legislativo prevê que os veículos tenham identificação visual para facilitar a fiscalização, registro na categoria “aluguel” para utilizar placa vermelha, que a soma total de carros vinculados à aplicativos registrada na Prefeitura  não ultrapasse o limite de até 20% sobre o número de alvarás de estacionamento de táxis, e a obrigatoriedade de que o proprietário do automóvel autorizado preste o serviço.

Para o vereador, é fundamental essa atualização da medida. “A regulamentação proposta pela gestão anterior, além de desrespeitar dispositivos previstos na legislação federal, em especial quanto à não obrigatoriedade do uso de placas vermelhas e motoristas autorizados, está aniquilando todo o sistema de transporte público individual, privilegiando apenas o monopólio com consequências para os usuários”, disse.

A medida do petebista ainda prevê que as OTTCs (Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas) criem mecanismos para medir em tempo real, para uso do Poder Público, e para que seus usuários possam ter acesso a informações para saber se a tarifação reflete exatamente os parâmetros objetivos previamente informados ao consumidor.

Algumas dessas regras estão em discussão pela Prefeitura. É o que revelou o secretário municipal de Mobilidade e Transporte, Sérgio Avelleda, durante Audiência Pública realizada na Câmara.  “Eu, como vereador, quero ter o meu Projeto encaminhado e aí nós deveremos unir o útil ao agradável: se faltar alguma coisa na resolução, meu Projeto, com algumas emendas, vai fortificar o que está sendo feito”, argumentou Amadeu no debate.

O Projeto de Lei precisa tramitar pelas Comissões de mérito antes de ser debatido em Plenário. “Queremos equilibrar a atividade e criar um ambiente harmonioso entre todos os transportadores com respaldo em legislações federais”, disse Amadeu.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Adilson Amadeu. No link você também pode obter os canais de comunicação  do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o(a) vereador(a)’.

Outras notícias relacionadas