O Diário Oficial do Município publicou nesta terça-feira (20/07) o decreto do prefeito Gilberto Kassab que cria o programa de informação sobre neurofibromatose, que consiste em uma doença genética que afeta o desenvolvimento celular. A Lei 15.243, de autoria do vereador Wadih Mutran (PP), tem por finalidade transmitir informações desta doença pouco conhecida à população. De acordo com o texto, deverão ser anexados em todos os postos de saúde, hospitais e similares, informativos comunicando os sintomas da neurofibromatose bem como a classificação da doença, ou seja: neurocutânea, facamatose, neurocristoátia e síndrome massônica. Em sua justificativa o vereador Mutran diz: ‘Esta doença afeta primariamente o crescimento da célula dos tecidos neurais e possui diferentes classificações. Além disso apresenta expressividade variável, entre diferentes famílias e segmentos de um mesmo indivíduo, motivo estes de muita preocupação, pois a população se mostra totalmente leiga a respeito do assunto.”
De acordo com Centro Nacional de Neurofibromatiose, a doença possui duas classificações: NF1 e NF2, sendo a primeira caracterizada por importantes manifestações cutâneas tais como manchas café com leite, efélides e neurofibromas. A NF2 consiste em neuromas acústicos, normalmente bilateral. |
Programa municipal alerta para sintomas de doença genética
Categorias
Outras notícias relacionadas
Agora é Lei: Dia Municipal de Luta Contra Hepatites Virais entra para o calendário de eventos da cidade
Aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo, o PL (Projeto de Lei) 142/2024, que inclui o Dia Municipal de Luta Contra Hepatites Virais no calendário de eventos da capital paulista, agora é lei. A iniciativa de autoria do vereador Paulo Frange (MDB) foi sancionada em 16 de janeiro deste ano e tornou-se a Lei nº... »
Atualizado em 23/01/2025 - 10h30Agora é Lei: Sancionado projeto que autoriza doação de áreas municipais
Com a aprovação do Plenário da Câmara Municipal de São Paulo no fim do ano passado, e a sanção da Prefeitura da capital paulista no início de 2025, a Lei n° 18.229, de 16 de janeiro de 2025 passou a valer na cidade. O texto foi apresentado na Casa pelo Executivo, propondo a doação de... »
Atualizado em 21/01/2025 - 18h00Agora é Lei: Povos indígenas poderão fazer credenciamento em feiras e eventos de artesanato
Em vigor desde 2016 na capital paulista, o Programa Municipal do Artesanato Paulistano ganhou um novo artigo no início deste ano. A partir de agora, as feiras e eventos que envolvem o comércio de artesanatos abrirão vagas para etnias indígenas credenciadas. A norma que traz essa possibilidade foi sancionada pela Prefeitura recentemente, na Lei nº... »
Atualizado em 20/01/2025 - 17h30