O Projeto de Lei 482/2007, apresentado pelo vereador Claudinho (PSDB), aprovado em primeira votação, dispõe sobre a obrigatoriedade de aviso do tempo de decomposição pela natureza nas embalagens de quaisquer produtos comercializados em São Paulo. O objetivo é contribuir com o meio ambiente. O vereador Claudinho informou que a proposta tem a função de alertar as pessoas para a necessidade de separar e encaminhar para reciclagem as embalagens de diversos produtos usados cotidianamente e que acabam jogados em lixos comuns, bem como nos rios e nos córregos.
“Queremos sensibilizar os consumidores para que adotem a reciclagem como prática produtiva e de economia para o município, para o País, ajudando a reduzir a quantidade de lixo produzido nas casas e nas indústrias. No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia”, diz o vereador.
O aviso de tempo de decomposição deverá vir impresso na própria embalagem, de forma legível e de fácil visualização pelo consumidor. Alguns produtos levam centenas de anos para se decompor, e com a obrigatoriedade da informação a população passaria a separar estas embalagens. O alumínio, por exemplo, dura de 200 a 500 anos; embalagem de leite longa vida até 100 anos; plástico até 450 anos. O projeto ainda precisa ser analisado em segunda votação antes de ir à sanção do prefeito.
|
Projeto de lei obriga empresas a disponibilizarem tempo de decomposição dos produtos nas embalagens
Categorias
Outras notícias relacionadas
CCJ dá aval a proposta para regulamentar pagamento da taxa de serviço em bares e restaurantes de São Paulo
Em reunião nesta quarta-feira (28/5), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo apreciou 45 itens da pauta. Entre as matérias que avançaram no colegiado, destaque para o PL (Projeto de Lei) 64/2025, de autoria do vereador Alessandro Guedes (PT), que quer regulamentar o pagamento da taxa de... »
Atualizado em 28/05/2025 - 18h01Comissão de Educação avança projeto sobre cultura para pessoa idosa e aprova requerimentos
Nesta quarta-feira (28/5), a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo avaliou uma pauta com 13 itens. Entre os projetos que receberam aval do colegiado, está o PL (Projeto de Lei) 252/2023, de autoria do vereador Marcelo Messias (MDB), que prevê a elaboração e execução do Programa Municipal de Cultura... »
Atualizado em 28/05/2025 - 17h26Patinetes elétricos compartilhados: Comissão de Trânsito debate fiscalização do serviço em São Paulo
O serviço de aluguel de patinetes elétricos foi discutido na reunião desta quarta-feira (28/5) da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo. Foram convidados representantes de empresas que alugam os equipamentos e órgãos de regulamentação e fiscalização municipal. O convite atende a um requerimento da vereadora Renata Falzoni (PSB).... »
Atualizado em 28/05/2025 - 16h22