Substitutivo prevê compartilhamento de carros e multa para os clandestinos

Por: - DA REDAÇÃO

18 de abril de 2016 - 18:34

Categorias

A prefeitura encaminhou à Câmara Municipal de São Paulo uma Minuta de Substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 421/2015, do vereador José Police Neto (PSD), sobre a regulamentação do compartilhamento de automóveis. Entre as principais diferenças em relação à proposta do parlamentar estão a aplicação de multas sobre operações clandestinas, o compartilhamento de viagens e o pagamento de uma taxa para que as operadoras dos aplicativos possam se cadastrar junto ao município.

De acordo com a minuta, o preço público que será cobrado das OTTCs (Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas) para a exploração intensiva do viário terá natureza regulatória e será destinado a controlar e ordenar utilização do espaço público e do viário urbano, de acordo com a política de mobilidade da cidade.

As operadoras deverão disponibilizar nos respectivos aplicativos funcionalidades que permitam aos usuários o compartilhamento de viagens quando o trajeto for o mesmo. A medida é semelhante ao Uber Pool, já utilizado nos Estados Unidos.

A minuta do Executivo define ainda multas aos que operarem de forma clandestina, sem credenciamento, cadastro ou autorização regular.  As infrações serão punidas com advertência, multa, suspensão do credenciamento ou cadastramento e descredenciamento ou descadastramento, de acordo com a gravidade e o impacto da conduta.

O valor da multa será atualizado anualmente seguindo a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), sendo no mínimo R$ 50 mil e o máximo de 1% da somatória do valor total pago nas corridas feitas pela empresa responsável.

As principais mudanças previstas no substitutivo e mais sugestões ao projeto podem ser discutidas nesta quarta-feira (20/4), em audiência pública realizada na Câmara Municipal, a partir das 15h.

“Estamos em fase de discussão. Por isso é muito importante que tanto motoristas quanto usuários do sistema de transporte individual de passageiros participem das audiências”, disse o vereador José Police Neto.

SERVIÇO

Audiência Publica para discutir a regulamentação do compartilhamento de automóveis

Data: 20 de abril

Horário: 15h

Local: Plenário da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacarei,100, Bela Vista)

Outras notícias relacionadas